(11) 97322-7464

EVIDÊNCIAS ATUAIS DA DIETA GLÚTEN FREE NA OCORRÊNCIA DE ESCLEROSE MÚLTIPLA, PSORÍASE, DM1 E TIREOIDITE AUTOIMUNE


Nossa Quarta científica começa com um estudo da NUTRIENTS. Nesse estudo foram revisados os dados clínicos que corroboram com um papel potencial do glúten da dieta associado ao desenvolvimento de esclerose múltipla, psoríase, DM1 e doenças tireoidianas autoimunes. Além disso, foi avaliado também a prevalência de doença celíaca e anticorpos relacionados com o glúten nos grupos de paciente. 


O ESTUDO
Dados adequados para que possam ser tiradas conclusões são escassos. Houve apenas um ensaio clínico que estudou os efeitos de uma dieta livre de glúten em pacientes com esclerose múltipla, e teve resultados significativos, mas com limitações metodológicas. Poucas publicações encontraram efeitos benéficos de uma dieta livre de glúten em um subgrupo de pacientes com psoríase que eram soropositivos para anticorpos anti-gliadina, mas nenhum efeito foi encontrado em pacientes soronegativos. 

Estudos sobre o papel do glúten nos pacientes com DM1 são contraditórios, porém, o que parece é que provavelmente a dieta livre de glúten deve contribuir para normalizar o controle metabólico sem afetar níveis de auto anticorpos anti-ilhotas. 

Finalmente, os efeitos da dieta livre de glúten em pacientes não celíacos com doença tireoidiana autoimune não foram estudados ainda, mas algumas publicações reportam que anticorpos relacionados com a tireoide respondem a uma dieta livre de glúten em pacientes com doença celíaca concomitantes. No geral, não há atualmente evidência suficiente para recomendar uma dieta livre de glúten nessas doenças, porém há espaço para novos estudos e novas descobertas.

➡️ Quer saber mais a respeito do estudo fale com nosso suporte científico: 11 97322-7464.


Nutrients
Newsletter

Cadastre seu e-mail e receba em primeira mão os cursos e as novidades que a LMC Cursos disponibiliza a cada período


Fale Conosco via WhatsApp