(11) 97322-7464

EVIDÊNCIAS PARA A GORDURA SATURADA E AÇÚCAR, RELACIONADOS À DOENÇA ARTERIAL CORONARIANA


No estudo desta quarta-feira, ACCEPTED MANUSCRIPT, temos AS EVIDÊNCIAS PARA A GORDURA SATURADA E AÇÚCAR, RELACIONADOS À DOENÇA ARTERIAL CORONARIANA Confira.


O ESTUDO

Guidelines dietéticos continuam a recomendar restrições na ingesta de gorduras saturadas. Essa recomendação tem origem na observação de que as gorduras saturadas poderiam elevar os níveis de colesterol total, e a partir disso foi concluído que isso elevaria o risco de doença arterial coronariana (DAC). Contudo, o colesterol total é apenas modestamente associado com DAC, e mais importante que o colesterol total é a quantidade e o tamanho das partículas de LDL (colesterol de baixa densidade).
Quanto às gorduras saturadas, são uma classe diversa de componentes e tipos diferentes de gordura que podem ter efeitos diferentes no LDL e no aumento do risco de DAC, a depender do tipo específico de ácidos graxos saturados (AGS) nelas contidos.

O importante é o fato de que as pessoas comem comida, e não ácidos graxos. Algumas fontes de AGS podem não representar risco de DAC ou possivelmente até serem protetores. Portanto, recomendações para redução de gordura saturada na dieta, sem considerar essas informações, podem na verdade aumentar o risco de DAC.
Substituições de gorduras saturadas por carboidratos refinados, e especificamente aqueles com adição de açúcares (como frutose), podem culminar em malefícios para a saúde do coração. Tal substituição leva a mudanças no perfil de LDL, HDL e triglicérides que podem aumentar o risco de DAC. Adicionalmente, dietas ricas em açúcar podem levar a outras desordens associadas com elevado risco cardiovascular como níveis elevados de glicemia, insulina, ácido úrico, intolerância à glicose, resistência insulínica e à leptina, NASH e alterações na função plaquetária.

Uma dieta rica em adição de açúcares mostrou-se responsável por aumentar em 3x o risco de morte por doenças cardiovasculares. Porém, o açúcar, assim como as gorduras saturadas, são uma classe diversa de componentes.
A frutose e adoçantes contendo frutose (como a sacarose), resultam em maiores níveis de anormalidades metabólicas do que as vistas com a glicose (isolada em monômeros ou em cadeia - amido) e podem levar a um maior risco de DAC.
Este paper concluiu que dietas ricas em açúcar são mais problemáticas do que as ricas em gordura saturada. Guidelines dietéticos devem mudar o foco atual na redução de gordura saturada e na substituição de gordura saturada por carboidratos, principalmente quando estes forem refinados. Para redução no aumento do risco de DAC eles devem focar particularmente em reduzir a ingestão de açúcares principalmente aqueles contendo frutose, conteúdo frequentemente encontrado em comidas ultra processadas e refrigerantes.

 Quer saber mais a respeito do estudo fale com nosso suporte científico: 11 97322-7464.


ACCEPTED MANUSCRIPT
Newsletter

Cadastre seu e-mail e receba em primeira mão os cursos e as novidades que a LMC Cursos disponibiliza a cada período


Fale Conosco via WhatsApp