O artigo desta semana foi publicado na FRONTIERS in Cell and Developmental Biology, e cita o papel da Vitamina C como um regulador epigenético para prevenção e tratamento do câncer. Confira abaixo!👇
O ESTUDO
A habilidade de reprogramar células somáticas em células-tronco pluripotentes, que podem por sua vez ser retreinadas a se diferenciar em linhagens de células adultas, tem nos dado uma ferramenta valiosa para o estudo dos tratamentos de doenças.
O papel recém descrito da vitamina C como um regulador epigenético tem expandido nosso entendimento da interação entre o meio e nosso genoma.
Além de melhorar a qualidade das células tronco usadas para a medicina regenerativa, a vitamina C representa uma terapia epigenética natural, não tóxica, que pode ser utilizada para prevenção e tratamento do câncer.
Dado que a perda da função nos reguladores epigenéticos é uma marca de transformação maligna e pode levar a progressão de câncer, a habilidade da vitamina C em aumentar a ação de proteínas apagadoras epigenéticas sugere que pesquisas futuras sobre a eficácia da vitamina C, como uma terapia epigenética, devem focar em melhorar a biodisponibilidade, captação e sua aplicabilidade geral como um adjuvante para quimioterapia já existente.
➡️ Quer saber mais a respeito do estudo fale com nosso suporte científico: 11 97322-7464.
FRONTIERS in Cell and Developmental Biology