(11) 97322-7464

INSUFICIÊNCIA ADRENAL


A insuficiência adrenal pode ser decorrente de uma doença primária, secundária a uma deficiência de ACTH ou pela supressão do ACTH por corticoide exógeno ou opioides.

O quadro clínico típico é perda de peso não intencional, anorexia, hipotensão postural, fadiga, mialgia e dor abdominal, hiponatremia. Além disso na insuficiência adrenal primária os pacientes desenvolvem usualmente hiperpigmentação cutânea e compulsão por sal.

É importante que o diagnóstico de insuficiência adrenal seja feito no início para evitar uma crise adrenal. Mesmo com o tratamento com corticosteroides, os pacientes com insuficiência adrenal tem uma maior mortalidade, menor qualidade de vida e da capacidade de trabalho. O médico tem importante função na educação dos pacientes em como manejar a insuficiência adrenal, orientação em como aumentar a dosagem da medicação durante período de doenças, procedimentos odontológicos e médicos, e stress para evitar uma crise adrenal, que ocorre em 50% dos pacientes com insuficiência adrenal.

Este artigo capacita o médico a identificar sintomas iniciais, fazer o diagnostico, tratamento e acompanhamento corretos para evitar complicações.

THE LANCET
Newsletter

Cadastre seu e-mail e receba em primeira mão os cursos e as novidades que a LMC Cursos disponibiliza a cada período


Fale Conosco via WhatsApp