(11) 97322-7464

DISBIOSE E PERMEABILIDADE INTESTINAL: CAUSAS E EFEITOS DA ALTERAÇÃO DA FLORA INTESTINAL NORMAL.


No estudo desta quarta-feira, do XVII SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE SALUD, ALIMENTACIÓN Y NUTRICIÓN HUMANA, temos o estudo a respeito da DISBIOSE E PERMEABILIDADE INTESTINAL: CAUSAS E EFEITOS DA ALTERAÇÃO DA FLORA INTESTINAL NORMAL.


O ESTUDO
O equilíbrio da microbiota é determinado pela alta diversidade desta, e por sua capacidade de suportar as mudanças no stress fisiológico. A diminuição do número de microrganismos ou de espécies, reduz a imunidade levando a enfermidades do trato gastrointestinal que culminam em alterações sistêmicas. Este estudo tem como objetivo conhecer os diferentes efeitos da alteração da flora intestinal humana, através de uma revisão bibliográfica. Foram revistos 40 artigos, concluindo que a disbiose ou disbacteriose tem uma grande importância na saúde do ser humano e sua alteração pode alterar o funcionamento normal do organismo humano, ocasionando patologias que poderiam ser evitados sem estas alterações na microbiota.
Em pacientes obesos, os pacientes optam geralmente por uma dieta que restringe gorduras e carboidratos, levando a um aumento de Bacteroidetes e redução de Firmicutes. Outras alterações da microbiota são produzidas pelas dietas ricas em proteínas, amido e fibra.

Crianças obesas têm maior quantidade de Enterobactérias, com menos bacteroides e Bacteroidetes, com um aumento também de Desulfovibrio e Akkermansia muciniphila que deterioram a barreira intestinal.

Os transtornos metabólicos e imunológicos têm uma relação com a microbiota que coloniza o intestino humano, e em estudos recentes foram encontradas diferenças entra a microbiota intestinal de indivíduos magros e aqueles com obesidade.

A integridade da barreira intestinal é afetada por dietas com alta ingesta de gordura e pouco consumo de fibra, o que predispõe o aumento de peso e aumento da permeabilidade intestinal, o que permite a passagem de lipopolissacarídeos e outros componentes da parede celular bacteriana que produzem inflamação associada à obesidade.

XVII SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE SALUD, ALIMENTACIÓN Y NUTRICIÓN HUMANA
Newsletter

Cadastre seu e-mail e receba em primeira mão os cursos e as novidades que a LMC Cursos disponibiliza a cada período


Fale Conosco via WhatsApp