(11) 97322-7464

Na Eli Lilly, uma nova esperança contra o Alzheimer


O Donanemab da Lilly retardou significativamente o declínio cognitivo e funcional no estudo de fase 3 da doença de Alzheimer precoce

 

O ensaio de fase 3 atingiu o endpoint primário e todos os endpoints secundários que medem o declínio cognitivo e funcional.

 

Mais da metade de todos os participantes completaram o tratamento em 12 meses.

 

O ESTUDO

TRAILBLAZER-ALZ 2, um estudo randomizado, duplo-cego, controlado por placebo, avaliou a segurança e a eficácia do donanemab, uma terapia experimental de direcionamento da placa amiloide. O estudo inscreveu pessoas com doença de Alzheimer (DA) sintomática precoce, que inclui comprometimento cognitivo leve (MCI) e o estágio de demência leve da doença, com a presença confirmada de neuropatologia da DA, e os participantes completaram seu curso de tratamento com donanemab quando atingiram um nível pré-especificado de depuração da placa amilóide.

 

Os participantes do TRAILBLAZER-ALZ 2 foram estratificados por seu nível de proteína cerebral tau, um biomarcador preditivo para a progressão da doença de Alzheimer. A população de análise primária (n=1182) para a qual o estudo foi desenvolvido era composta por pessoas com nível intermediário de tau e sintomas clínicos da doença de Alzheimer. Nesta população, o endpoint primário (iADRS) mostrou 35% de desaceleração do declínio (p<0,0001), e um importante endpoint secundário chave (Clinical Dementia Rating-Sum of Boxes, ou CDR-SB) mostrou 36% de desaceleração do declínio (p <0,0001) acima de 18 meses. Análises secundárias pré-especificadas adicionais mostraram:

 

47% dos participantes em donanemab não apresentaram declínio na CDR-SB, uma medida chave da gravidade da doença em 1 ano (em comparação com 29% dos participantes em placebo, p<0,001).

52% dos participantes completaram o tratamento em 1 ano e 72% completaram em 18 meses como resultado da eliminação da placa.

Os participantes em donanemab tiveram 40% menos declínio na capacidade de realizar atividades da vida diária aos 18 meses [conforme medido pelo Alzheimer's Disease Cooperative Study – Instrumental Activities of Daily Living Inventory (ADCS-iADL), p<0,0001].

 

Os participantes em donanemab experimentaram um risco 39% menor de progredir para o próximo estágio da doença em comparação com o placebo (CDR-Global Score, HR=0,61; p<0,001).

"Nos últimos 20 anos, os cientistas da Lilly abriram novos caminhos na luta contra a doença de Alzheimer, elucidando os mecanismos básicos da patologia da DA e descobrindo imagens e ferramentas de biomarcadores sanguíneos para rastrear a patologia", disse Daniel Skovronsky, M.D., Ph.D., Diretor científico e médico da Lilly e presidente dos Laboratórios de Pesquisa Lilly.

 

"Estamos extremamente satisfeitos que o donanemab tenha produzido resultados clínicos positivos com significância estatística convincente para pessoas com doença de Alzheimer neste estudo. Este é o primeiro estudo de Fase 3 de qualquer medicamento experimental para a doença de Alzheimer a reduzir em 35% o declínio clínico e funcional."


Fonte Eli Lily


Quer receber o estudo? Entre em contato no WhatsApp (11) 97322-7464.

 

Brazil Journal e Eli Lily
Newsletter

Cadastre seu e-mail e receba em primeira mão os cursos e as novidades que a LMC Cursos disponibiliza a cada período


Fale Conosco via WhatsApp